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Vantagens do Inbound Marketing para as PME

  • Foto do escritor: True Brands
    True Brands
  • 30 de jan. de 2023
  • 10 min de leitura

Atualizado: 6 de fev.

O Inbound Marketing necessita de tempo e de uma metodologia específica, mas claramente é uma ferramenta poderosa para as empresas, especialmente para as PME.


O que é o Inbound Marketing?


Inbound Marketing é a abordagem de trazer clientes até si. Em vez das estratégias de Outbound Marketing que lançam uma rede ampla na esperança de capturar pelo menos algumas leads de qualidade que se convertem em clientes, o Inbound Marketing coloca os seus produtos e serviços na frente do público certo desde o início.

O Inbound Marketing é uma estratégia que combina a compreensão do seu público-alvo, a criação de conteúdo atraente e o uso de táticas digitais para posicionar esse conteúdo e a sua marca diante desse público. Envolve construir relacionamentos duradouros e significativos com os seus clientes e cativá-los ao longo de sua experiência de compra, para que se tornem promotores ativos do seu negócio e das soluções que você oferece.


Porque o Inbound Marketing é uma ferramenta poderosa para acelerar o crescimento do seu negócio?


O Inbound Marketing é uma metodologia que traz resultados para as empresas há vários anos. Ele permite que as empresas se envolvam efetivamente com o seu público-alvo de maneira a perceber as suas necessidades, as suas preferências e construir relacionamentos duradouros e até apoiantes ativos e leais da sua marca.


Todas as semanas conversamos com empresas que estão a pensar no Inbound Marketing. De facto, o Inbound Marketing está repleto de benefícios para toda a empresa. Para o departamento de marketing claro, mas também para o departamento de vendas e até a Direção Geral.


Na True Brands aconselhamos a que tenha sempre presente que o tempo de decisão pode ser crítico e servir como uma vantagem competitiva para os seus concorrentes. Esperamos que estas linhas sirvam para uma decisão mais célere e informada.


Aqui apresentamos uma série de argumentos e estatísticas que mostram a eficácia da execução das técnicas e estratégias desta metodologia.


As 10 principais vantagens do Inbound Marketing:


1. O Inbound Marketing é centrado no cliente.

O comprador moderno não depende de ações comerciais diretas para tomar a sua decisão. Ele prefere realizar a maior parte de sua reflexão de compra sozinho e tomar a sua própria decisão. Afinal, ele tem toda a informação que precisa a apenas um clique de distância. Esta abordagem digital é a essência do Inbound Marketing, criar conteúdo digital para mostrar ao seu público-alvo a sua oferta e os benefícios desta.


Basicamente o potencial cliente detecta uma necessidade e vai a um buscador para saber mais sobre o assunto. Ele identifica e compara todas as soluções à sua disposição para manter aquela que pensa ser a melhor.


Claramente, ele conduz uma reflexão em 3 passos e o Inbound Marketing tem a vantagem de acelerá-la:


No centro de toda a estratégia de Inbound está a arte de procurar conhecer melhor o seu público-alvo, para oferecer ainda mais valor, respeitando as expectativas. É fundamental oferecer conteúdos web de alto valor agregado que tratem de forma objetiva os problemas/ necessidades do seu público-alvo.


Isso é ainda mais verdadeiro atualmente, em todos os setores existe um grande número de ofertas, a concorrência é maior do que nunca. O comprador confronta-se com múltiplas escolhas, portanto, há poucas hipóteses de ele o procurar diretamente na internet.


Você deve, portanto, ser hábil em atrair a atenção do seu público-alvo, oferecendo-lhes conteúdos que tratam dos seus problemas e, em seguida, direcionando-os gradualmente para a sua solução. Autenticidade é fundamental, você precisa garantir que seu conteúdo seja relevante e autêntico.


Atrair a atenção do seu público-alvo é a grande vantagem de uma boa estratégia de Inbound Marketing.


2. Inbound Marketing gera leads qualificadas.

Atrair, converter, fechar e conquistar o seu cliente ideal são as fases centrais do Inbound Marketing. Essas quatro fases trabalham em harmonia para gerar leads qualificadas, convertê-las e reter os prospects.


O Inbound Marketing consiste, por isso, em atrair mais visitantes depois convertê-los em leads. Para fazer isso, deve usar as técnicas de Inbound marketing (o que daria texto para outro post). No entanto consideramos as principais técnicas acionáveis e criativas para estimular o processo de geração de leads as seguintes: Desenho e layout; Conteúdo; Blogs; SEO; Webinars; Social Media; Social Media Monitoring; Vídeo; Landing pages especificas do setor; CTAs.


Ao produzir conteúdo focado nas necessidades e problemas do seu público-alvo, você está a atrair tráfego de qualidade para o seu site. Quanto mais conteúdo de qualidade produzir, mais visitas receberá, mas é importante estar preparado para receber essas visitas e orientá-las para a conversão. A partir daí, você deve continuar a implementar as diferentes técnicas da metodologia Inbound, até que eles se tornem seus clientes e promotores ativos do seu produto /serviço.


As técnicas de Inbound produzem 54% mais leads do que as técnicas de Outbound.


O Inbound Marketing tem, por isso, vantagens significativas para o departamento comercial que recebe regularmente prospects qualificados, ativos numa reflexão de compra.


Naturalmente, para aproveitar essa vantagem, o seu conteúdo deve atender perfeitamente às expectativas, problemas e necessidades do seu público-alvo. O trabalho do marketing é aqui essencial.


3. Inbound Marketing gera resultados duradouros e preparam o futuro.

A publicidade acaba, os conteúdos ficam.


Para gerar leads na internet, você tem duas opções: anunciar ou usar as técnicas de Inbound Marketing.


No entanto, há uma grande diferença: a publicidade permite gerar leads dentro do seu orçamento. No dia em que parar de pagar, tudo pára.


Com o Inbound marketing, se você parar, continuará a colher os frutos das suas ações por meses ou até anos.


A criação de conteúdo, tem benefícios a longo prazo, como prova: o conteúdo referenciado na primeira página do Google, tem em média mais de 2 anos e chega mesmo a mais de 3 anos para a primeira página.


A vantagem do Inbound marketing é que seus investimentos continuarão a valer a pena, mesmo que você reduza a frequência das sua ações.


As tendências atuais de consumo de conteúdo mostram que e-books, downloads, vídeos, white papers, blogs e todo o tipo de Inbound Marketing são muito mais eficazes e geram melhor ROI.


Uma das razões é que vivemos numa sociedade globalmente conectada, onde o conteúdo está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e, se você tiver uma estratégia adequada de Inbound marketing, mesmo o conteúdo mais antigo será atualizado e mantido relevante para o futuro. Quanto melhor forem as suas estratégias hoje, melhor posicionado estará agora e no futuro.


À medida que avançamos na era digital, é importante considerar quem serão seus clientes no futuro. Se você ainda não começou a otimizar as suas estratégias de marketing para alcançar esses clientes, corre o risco de ficar para trás. É hora de implementar o Inbound marketing e acompanhar os tempos


4. Inbound Marketing é mais barato e mais eficaz.

As técnicas de Inbound Marketing são 62% mais económicas e geram 3x mais leads do que as ações tradicionais de marketing e vendas.


Isso porque, em vez de distribuir cegamente o que você tem a oferecer em locais onde seu público-alvo pode estar, você está a criar estrategicamente conteúdo para que o seu público-alvo venha até si.


Outra razão pela qual o Inbound é uma abordagem muito mais económica é porque ele fornece os dados de que você precisa para aprender com seus esforços e otimizar continuamente. Isso permite que você conheça melhor o seu público-alvo e assim comunicar focado nas suas necessidades específicas.


Com o Inbound Marketing os esforços são focados em atrair o seu público-alvo, não são gastos recursos de marketing com pessoas que não querem ou não precisam dos seus produtos.


Com o Outbound Marketing, você paga pelas feiras, pela publicidade, outdoors e assim por diante, e espera que a mensagem chegue ao seu público-alvo. Quando deixar de pagar deixa de produzir efeitos. Não é de surpreender que o Inbound marketing seja mais barato, porque mesmo que se interrompa o investimento continua a ter efeito no seu público-alvo.


A eficácia é evidente, quando um cliente vem até você, metade do trabalho de vender já está feito, tudo o que você precisa fazer é fechar o negócio


Estas são, sem dúvida, vantagens que o convenceram a agir.


5. O Inbound Marketing permite prospeção 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Os seus vendedores precisam de férias e descanso, não estão disponíveis 24/7. Nas feiras podem estar ocupados, ou com a agitação não perceber as necessidades especificas de cada cliente, normal, somos humanos.


Com o Inbound Marketing, você gera leads sem interrupções: no fim de semana, feriados e até à noite, com uma eficácia constante.


Além disso, o Inbound Marketing permite que os vendedores economizem o tempo gasto na geração de leads para alocá-lo na conversão das leads mais qualificados e maduras.


Claramente, os vendedores gastam menos tempo na prospeção a frio e aproveitam esse tempo ganho para dedicar mais atenção aos melhores clientes melhorando a taxa de retenção. Maior eficácia nas vendas, vendedores mais motivados, melhor taxa de retenção e melhores resultados globais.


6. Inbound Marketing converte mais rápido e com mais frequência.

No B2B, o ciclo de vendas pode durar semanas ou até meses. Portanto, você pode deparar-se com um ciclo longo de vendas.


A razão é bastante simples: os seus clientes em potencial não estão maduros o suficiente para entender adequadamente o valor agregado da sua oferta. Portanto, a maior parte das leads que você gera não estão prontas para o fecho.


É essencial, por isso, alimentar ou validar a necessidade de compra, amadurecendo a decisão o suficiente para passá-la aos vendedores nas melhores condições.


Antes de fazer uma compra, o consumidor de hoje investiga o maior número de informações que o ajudarão a tomar uma boa decisão.

Na verdade, de acordo com as estatísticas, a maioria dos compradores B2B está entre 57% e 70% envolvida em consultas de compra antes de fazer o primeiro contato com o vendedor.


Em média 66% dos decisores B2B já escolheram a solução antes de falar com um vendedor.


O Inbound Marketing permite que você alimente estratégicamente o pensamento de compra das suas leads, oferecendo um conteúdo que responda a todas as dúvidas que possam ter no processo de decisão de compra.


E esta é uma grande vantagem: assim evitará fazer uma oferta a um prospect que, por não entender a sua oferta ou o seu preço, não dará mais sinal de vida.


7. Aumenta o reconhecimento e a visibilidade da marca.

A era digital revolucionou o reconhecimento e a visibilidade das marcas. Muitas empresas desapareceram por não prever e participar nesta era digital. Hoje o cyber miserabilismo encerra riscos demasiado elevados para serem tolerados pelas organizações modernas.


Ao contrário a era digital também possibilitou que empresas e marcas mais pequenas atinjam o reconhecimento. A produção de conteúdos alinhado com a jornada do comprador, as necessidades e problemas do seu público-alvo são fundamentais para essa visibilidade digital e a base do Inbound Marketing. O comprador de hoje confronta-se com múltiplas escolhas, portanto, se não estiver visível há poucas hipóteses de ele o procurar diretamente na internet, se não estiver presente, simplesmente não existe.


Criar conteúdos é extremamente valioso para o seu posicionamento como empresa. Ter o conteúdo adequado não é apenas a maneira mais fácil e popular de as pessoas aprenderem sobre sua empresa, mas também estabelece a sua marca como um líder na sua área.


É importante ter a estratégia de Inbound Marketing adequada para sua empresa. Hoje o potencial comprador prefere obter informações através de artigos online em vez de anúncios. O conteúdo atraente e informativo retrata a sua empresa como não só um player confiável, mas também líder de opinião no seu setor. Isso constrói a base para a peça mais importante de qualquer cliente em potencial: confiança.


Além disso, se um cliente gosta do que você escreve, pode compartilhar seu conteúdo instantaneamente nas redes sociais, aumentando assim a sua visibilidade e solidificando a sua reputação como um recurso confiável.


8. Permite ter uma visão geral do seu investimento em marketing.

As campanhas de marketing tem como objetivo final melhorar o relacionamento com o seu público-alvo, mas há um caminho a percorrer. Medir é aqui importante para saber que áreas precisam de ser melhoradas, os devidos ajustes de otimização, permitindo assim, aumentar ainda mais a relação custo-benefício e aprimorar o relacionamento com o cliente.


A regra geral para o ROI de marketing é normalmente uma proporção de 5:1, ROI excecional é considerado 10:1, abaixo de uma proporção de 2:1 não é lucrativa.


O Inbound Marketing permite que você veja o efeito preciso de suas ações de marketing, passo a passo. Permite justificar se o dinheiro gasto em marketing está a funcionar, evitando gastar fundos em planos que não funcionam ou tem resultados pobres.


Na nossa agência as métricas fazem parte do nosso dai a dia, os nosso clientes tem, em todo momento, conhecimento da eficácia das suas campanhas de marketing. As métricas mais importantes usadas visam: o tráfego orgânico; os cliques e visitas ao site; a rejeição do seu site; a conversão de leads; a eficácia do seu conteúdo e a conversão.


9. Inbound Marketing trabalha em conjunto, com as vendas e o marketing.

Em todas as empresas para que o marketing seja eficaz este tem de trabalhar em conjunto com as vendas, já que estes tem informações cruciais das necessidades do seu público-alvo. Isto é ainda mais importante para as PME que tem recursos limitados e necessitam de resultados a curto prazo.


Com o Inbound Marketing, a união de forças entre marketing e vendas é ainda mais importante para criar e implantar um conteúdo impactante.

As vendas tem informações precisas e fundamentais dos diferentes estágios da jornada do comprador. A partir daí, sua equipe de marketing pode criar conteúdo altamente segmentado que educa as pessoas, responde às suas perguntas e resolve os seus problemas.


68% dos consumidores leem conteúdo de marcas nas quais estão interessados.


Na nossa agência acreditamos que estes dois departamentos da sua empresa devem trabalhar em conjunto para produzir os melhores resultados e as conversões mais céleres. Isto é mais verdade para as Startup e para as PME, com recursos limitados e necessidade de resultados no curto prazo. Trabalhando juntos, vendas e marketing podem usar o conteúdo para atrair visitantes, aumentar as conversões, nutrir as leads, vender e reter os clientes existentes.


10. Funciona também com Outbound Marketing.

Na nossa agência de marketing entendemos os benefícios do Inbound Marketing, mas por vezes encontramos empresas mais tradicionais que utilizam somente o Outbound Marketing e sobre ele assentou toda a sua estratégia com sucesso. Vender a ideia do Inbound Marketing pode ser um desafio, no entanto o Inbound funciona perfeitamente em conjunto com o Outbound, com as métricas adequadas as vantagens de um e outro ficam evidentes com o tempo assim como a sua complementaridade.


Combinado com uma abordagem tradicional, o Inbound Marketing pode efetivamente adicionar uma camada adicional aos seus esforços de Outbound, aplicando os princípios de entender o cliente, rastrear, relatar o seu sucesso e encontrar a melhor forma de vender soluções em vez de apenas o produto ou serviço.



Para saber mais sobre Inbound Marketing e as vantagens para a sua empresa contacte a nossa agência através do site ou do link abaixo:


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