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Tendências do Marketing Digital para 2024

  • Foto do escritor: True Brands
    True Brands
  • 9 de nov. de 2023
  • 5 min de leitura

Atualizado: 6 de fev.

O marketing digital está em constante evolução, aqui apresentamos as tendências do marketing digital para 2024. É essencial estar ciente das tendências que moldam o futuro do sector, para alcançar o sucesso nesse cenário altamente dinâmico.

Social media

As redes sociais desempenham um papel fundamental na vida quotidiana de bilhões de pessoas em todo o mundo, e a sua influência continua a crescer a cada ano. À medida que a tecnologia e a sociedade evoluem, novas tendências emergem constantemente no cenário das redes sociais, moldando a forma como as pessoas comunicam, partilham informações e interagem online. Desde o crescimento de plataformas específicas até às mudanças nos tipos de conteúdo mais populares e os desafios relacionados com a privacidade e segurança online, as tendências nas redes sociais têm um impacto significativo em nossa cultura digital e na forma como nos conectamos no século XXI.

O marketing nas redes sociais é um campo dinâmico e as tendências podem mudar rapidamente à medida que surgem novas tecnologias e mudam os comportamentos dos consumidores.


Neste texto, exploramos algumas das tendências que achamos vão ser impactantes e continuar a moldar o mundo das redes sociais em 2024:


1. Domínio do vídeo: Os vídeos, de conteúdo, de publicidade, são uma ferramenta poderosa e cada vez ganham mais importância. Vídeos curtos (por exemplo, TikTok, Instagram Reels, YouTube shorts) e streaming ao vivo continuam populares. Plataformas como YouTube e Facebook dão prioridade aos vídeos de conteúdo. Esta é uma das tendências que vem de 2023 continua em alta e tem tendência a aumentar. A este aumento não é alheio um ROI alto e espera-se que aumente ao longo de 2024, já que a publicidade em vídeo tem mais impacto que em texto.


2. Conteúdo efémero e autêntico: O surgimento de histórias em plataformas como Instagram e Snapchat fez com que as marcas se concentrassem na criação de conteúdo temporário e envolvente que incentivasse interações em tempo real com o seu público. Por outro lado, o conteúdo autêntico começa a ter cada vez mais preponderância com o aumento da consciência do mundo online pelos usuários. Nem todo o conteúdo precisa de ser produzido em excesso, meticulosamente fabricado, até fantasioso. Às vezes é melhor mantê-lo autêntico e honesto. Se tivesse de escolher a grande tendência para 2024, seria certamente a autenticidade.


3. Crescimento das redes sociais e integração com as compras: Espera-se que as redes sociais continuem a crescer com destaque para o Instagram, prevê-se um aumento de 50 milhões de usuários, o TikTok com aumento previsto de 8%, e o Linkedin deverá consolidar-se como a principal plataforma B2B. Muitas plataformas de redes sociais começaram a integrar recursos de compras sem a necessidade de redirecionar os usuários para sites externos. A fusão das redes sociais e do comércio eletrónico é uma tendência que veio para ficar. As grandes multinacionais já estão a explorar esta fusão com excelentes resultados, prevê-se para 2024 uma progressiva democratização, obrigatória para muitas empresas especialmente de retalho.


4. Marketing de influência, ascensão de micro e nano influenciadores: As colaborações com influenciadores de redes sociais continuam a ser uma tendência significativa. As marcas fizeram parceria com influenciadores para atingir públicos-alvo específicos de forma autêntica e identificável. Mas a tendência de autenticidade para 2024 abre as portas aos pequenos influenciadores que tem menos seguidores, mas são mais autênticos, genuínos, geram compromissos mais duradouros, e é exatamente este fator de confiança e fidelidade que os tornam inestimáveis para parcerias com as marcas.


5. Inteligência artificial (IA), automação e personalização: A inteligência artificial está a transformar o marketing, tornando-o mais inteligente, eficiente, eficaz e têm um impacto significativo na forma como as pessoas interagem online.

A automação e os chatbots baseados em IA tornaram-se mais comuns para lidar com os clientes e fornecer experiências personalizadas. A automação baseada na IA será cada vez mais comum, já que tempo é dinheiro, é aqui que as empresas terão ganhos significativos ao dimensionar e automatizar a produção de conteúdo.

Outra tendência é o um aumento da personalização, os usuários esperam conteúdo adaptado especificamente às suas preferências, através da análise de dados para fornecer conteúdo, produtos ou e-mails mais relevantes aos usuários.


6. Conteúdo gerado pelo usuário: As marcas incentivam os seus clientes a criar conteúdo relacionado com os seus produtos ou serviços. Isso não serve apenas como prova social, mas também fornece um fluxo de conteúdo novo. Prevê-se que ganhe importância, apesar de já ser uma ferramenta poderosa, algumas vantagens:

Autenticidade: é normalmente mais autêntico e genuíno em comparação com o conteúdo criado pelas marcas.

Maior envolvimento: gera níveis mais elevados de envolvimento. É mais provável que os utilizadores gostem, comentem, partilhem ou interajam com conteúdos criados pelos seus pares.

Económico: é económico porque não requer os mesmos recursos que o conteúdo produzido profissionalmente.

As vantagens são evidentes e muitas, podíamos falar também de vantagens no SEO,

diversidade de opiniões, feedback, social proof entre outras.


7. Novos canais para publicidade: O futuro da publicidade é um cenário dinâmico repleto de possibilidades interessantes, impulsionado pelos avanços tecnológicos e pela evolução dos comportamentos dos consumidores. Os canais de publicidade emergentes estão preparados para transformar a forma como as marcas interagem com o seu público. Os marketers devem estar atentos a estes canais. A seguir uma visão geral dos novos canais e tendências para 2024:

Assistentes de voz: a pesquisa por voz e os dispositivos ativados por voz, já estão a mudar a forma como as pessoas procuram informações e interagem com a tecnologia e prevê-se que que aumente de importância.

Realidade Virtual e Aumentada (VR e AR): As tecnologias VR e AR oferecem experiências imersivas que podem ser aproveitadas para publicidade. As marcas podem criar showrooms virtuais, demonstrações interativas de produtos ou experiências ao estilo “gaming” para envolver os consumidores de formas totalmente novas.

Novas plataformas sociais: As redes sociais continuam a evoluir com novas plataformas, atendendo a nichos ou grupos demográficos específicos. Como exemplo a nova parceria entre Google e TikTok para a Gen Z.


8. Responsabilidade Social: As marcas alinham-se cada vez mais os seus esforços de marketing com causas sociais e ambientais. Os consumidores apreciam as empresas que demonstram compromisso em causar um impacto positivo, mas a novidade para 2024 é uma responsabilidade social baseada na autenticidade e não em palavras que muitas vezes não correspondem à realidade. O publico está cada vez mais consciente do mundo online quer veracidade em vez de fantasia.


Lembre-se de que o cenário do marketing digital e das redes sociais está em constante evolução, assim como o comportamento dos consumidores. Para se manter atualizado com as últimas tendências do marketing digital, é crucial acompanhar as notícias do sector, participar em conferências relevantes e adaptar continuamente as suas estratégias para atender às novas necessidades e expectativas do seu público-alvo.

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